Quadro de Avisos Mestrado

Quadro de Avisos Doutorado

PDF Imprimir E-mail

Fundada em 1960 no berço da siderurgia pesada do Brasil, a Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR) é uma das unidades avançadas da Universidade Federal Fluminense (UFF). Instalada no interior do Estado do Rio de Janeiro, está situada na cidade de Volta Redonda, no Vale do Paraíba, a 120 Km da cidade do Rio de Janeiro e a 300 Km da cidade de São Paulo.

A EEIMVR foi criada dentro de um programa governamental "A Universidade do Trabalho" que se propunha a estabelecer escolas de nível superior em áreas industriais relevantes. A EEIMVR foi a única realização deste programa. Desde sua fundação, a Escola tem uma experiência de interação com a indústria em geral e, em particular, com a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

Depois de mais de 30 anos atuando no ensino de graduação em Engenharia Metalúrgica, chegou-se a conclusão, em 1993, que era hora de se iniciar o ensino em nível de Pós-graduação. Isto viria ao encontro da demanda, por parte da indústria, de uma melhoria da qualificação de seus profissionais para fazer frente a constante busca de maior produtividade e competitividade. Entretanto, era necessário que se criasse um curso consoante com a vocação da EEIMVR. Além disto, seria desejável criar um curso com uma filosofia que o diferenciasse de outros cursos de Pós-graduação já existentes no Brasil. Daí surgiu a idéia da criação de um curso com ênfase em simulação e modelamento de processos siderúrgicos.

O Curso de Mestrado teve início em janeiro de 1994 com o processo seletivo da primeira turma seguido de um curso de nivelamento em fevereiro de 1994 e início do curso regular em março de 1994. As primeiras dissertações foram defendidas no primeiro semestre de 1996. Em 1° de agosto de 2000 foram feitas as inscrições para o Curso de Doutorado em Engenharia Metalúrgica. Os Cursos de Mestrado e Doutorado receberam conceito 4 da CAPES no triênio de 2001-2003 e já conta com 84 dissertações de Mestrado e 3 Teses de Doutorado defendidas.

Curso de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica

Conheça os nossos Professores de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica